Sistema de Arquivos da Ufes

Laboratório de Conservação e Restauração

O Laboratório de Conservação e Restauração, criado em 2023, é especializado em papel, tendo em vista a especificidade do acervo arquivístico da Universidade, uma vez que grande parte do acervo é composto desse suporte.
Uma de suas principais atividades é avaliar permanentemente as condições dos documentos e livros, realizando atividades de conservação preventiva nos locais de guarda dos acervos e, quando necessário, intervenções técnicas de restauro.
Contamos também com uma equipe de higienização de documentos. Essa equipe prepara os documentos que serão digitalizados pelas Comissões de Digitalização da Universidade. Grande parte da demanda do laboratório hoje é o processo de higienização que consiste em limpeza superficial do documento com trincha, retirada de objetos metálicos, fitas adesivas, dentre outros materiais que se encontram aderidos às folhas dos processos; em reconstrução do suporte que são remendos de rasgos, complementação do suporte faltante; e em planificar as folhas dos processos para que não exista o risco de no processo de digitalização folhas sejam rasgadas ou o aparelho danificado.
Também são realizadas atividades de pesquisa e de formação prática de estagiários supervisionados do curso de arquivologia.

Serviços oferecidos

• Atividades de conservação e restauro para unidades da UFES.
  • Visitas técnicas, previamente agendadas.

2ª a 6ª feiras, das 09h às 18h

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.